O LEGESEX (Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – CNPq/UFRRJ) existe desde 2018, sob a coordenação do Prof. Jonas Alves da Silva Junior. No primeiro ano realizávamos encontros semanais e, a partir de 2019, passamos a nos encontrar quinzenalmente, sempre no campus de Nova Iguaçu. A ideia de formar este grupo – bastante diverso, diga-se de passagem, já que entre seus membros há pessoas de diferentes níveis escolares (de estudantes do Ensino Médio a doutores em Educação), como também profissionais de diversas formações acadêmicas - nasceu da percepção de que nos diferentes territórios sociais a reprodução cultural dos modelos de gênero, muitas vezes, evidencia a dificuldade dos sujeitos em discutir as questões relacionadas ao masculino/feminino e sua diversidade na gramática social. A densidade da sexualidade humana, bem como a legitimação da existência de relações de gênero foram sumariamente rejeitadas na escola, acarretando discriminação e marginalização de sujeitos que não se encaixam nos protótipos cisheteronormativos valorizados socialmente. Assim, neste grupo, as temáticas gênero e sexualidades na Educação são discutidas e problematizadas, no intuito de tentar, por meio de pesquisas e atividades de extensão, desconstruir preconceitos, ressignificar representações sexistas e LGBTIfóbicas e, assim, possibilitar práticas balizadas nos direitos humanos e em princípios democráticos.
Grupo de pesquisa liderado pelo Professor Doutor Jonas Alves
MOSTRA CIENTÍFICA DOS TRABALHOS DO LEGESEX (2018-2020)
O objetivo desta Mostra é divulgar um conjunto de material de pesquisa e extensão produzido pelxs integrantes do LEGESEX (Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – CNPq/UFRRJ), de 2018 a 2020.
Esse material científico compreende fotos, artigos, resumos, resumos expandidos, livros, monografias e dissertações frutos de pesquisas realizadas a partir de nossa experiência no LEGESEX.
Qualquer pessoa poderá ter acesso a essa plataforma. Será uma Mostra permanente e em constante atualização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário