Resumo: Existem pedagogias para a discussão de gênero e sexualidades entre as grades do DEGASE feminino? É possível tal reflexão? Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se na formação dos profissionais e em sua prática pedagógica utilizada há caminhos que possibilitem a abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidades com as adolescentes do sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. Para compor a investigação, utilizamos uma entrevista semiestruturada para as professoras que lecionam no espaço. O estudo foi analisado na perspectiva de uma unidade feminina por ter demandas e especificidades distintas da masculina. O cenário da pesquisa nos possibilitou entrevistar 10 (dez) professoras mulheres. Compreender o espaço, a formação que os profissionais apresentam para trabalhar nele e ser empática no olhar sob a condição que estas meninas se encontram são norteadores fundamentais desta pesquisa. A partir da análise das respostas das interlocutoras, foi possível identificar que há uma discussão aberta sobre tais temáticas em algumas disciplinas, o que não se configura a maioria. Os relatos nos revelaram que grande parte das professoras não dialogam com esses termos, e as que conseguem trazer uma discussão para sala de aula buscaram de forma independente uma formação e capacitação nos assuntos. Gênero e sexualidades são dois temas debatidos em oficinas, projetos e pesquisas realizados por profissionais que trabalham no espaço, porém não chegam à sala de aula do DEGASE em sua totalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se pensar pedagogias e formação inicial e continuada para a discussão de gênero e sexualidades nas salas de aula do sistema socioeducativo feminino.
Palavras-chave: Formação de professoras, gênero, sexualidades, DEGASE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário